segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Tecnologia no Aprendizado

O mundo tecnológico bate à nossa porta! Hoje, são importantes ferramentas que podem ser utilizadas no aprendizado de nossos alunos. É para isso que esse blog existe!!!!!
Assista  um vídeo com a educadora Andrea Ramal:


Entenda o que é o IDEB

Muitos de nossos alunos e pais não sabem o que significam estas siglas e não conhecem a sua importância para a nossa escola.No Brasil, toda escola pública de educação básica tem uma nota de 0 a 10. Ela é chamada de Ideb, sigla de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Esse indicador foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para medir a qualidade do ensino nos municípios, nos estados e nas escolas do Brasil. A cada dois anos, o MEC divulga uma nova leva de notas. Para uma escola ser considerada de bom nível, ela precisa ter uma nota igual ou superior a 6. Infelizmente, a maioria das escolas brasileiras ainda está longe dessa nota. Assista ao vídeo e entenda porque o IDEB é importante para alunos, pais, comunidade e professores.

domingo, 28 de agosto de 2011

Inscrições para Faetec


São 8.728 vagas para cursos técnicos e outras 222 para os Institutos Superiores de Tecnologia
 A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), abre nesta quinta-feira, 13, as inscrições para 8.950 vagas nas escolas de Ensino Médio Técnico e nos Institutos Superiores de Tecnologia. As inscrições vão até o dia 9 de novembro e devem ser feitas pela internet, no site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br). As provas objetivas estão marcadas para o dia 18 de dezembro e a divulgação dos resultados será no dia 19 de janeiro de 2012.
 A novidade para estas inscrições é o Instituto Superior de Tecnologia Imbariê, em Duque de Caxias, que vai começar a funcionar no ano que vem. O primeiro curso da unidade é o de Tecnologia em Processos Gerenciais, com 76 vagas disponíveis.
 Cursos
 Nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) que oferecem cursos de nível Médio Técnico na modalidade Concomitante (cursos que acontecem ao mesmo tempo em que o Ensino Médio regular), são oferecidas 4.873 vagas para áreas como Administração, Marketing, Turismo, Dança, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Saúde, Telecomunicações, além de várias outras.
 Processo de inscrição
 Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o site da Faetec (www.faetec.rj.gov.br) e clicar no link Processo Seletivo Faetec 2012.1”. Todos os editais estão disponíveis neste link. Além de preencher o formulário, os candidatos devem imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 38, na rede bancária, o que automaticamente confirmará a inscrição.
 As pessoas que têm dificuldade de acessar a internet e querem participar do concurso podem procurar atendimento nos 81 pólos do programa Faetec Digital, com funcionários habilitados para orientar no preenchimento do formulário de inscrição e na impressão do boleto para pagamento. Os pólos da Faetec Digital funcionarão, durante o período de inscrição, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.
Todas as informações sobre os concursos estão disponíveis nos editais, disponibilizados no site da Faetec - www.faetec.rj.gov.br. Mais informações também podem ser solicitadas nos telefones da Central de Informações da instituição, 2332-4083 e 2332-4085, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
 - A criação dessas vagas em ensino técnico e superior reafirma o nosso compromisso com o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. A Faetec e a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia têm priorizado a criação de vagas em carreiras que abastecem o mercado de trabalho, garantindo o alto nível de empregabilidade de nossos ex-alunos – afirma o presidente da Faetec, Celso Pansera.
nte (para quem já concluiu o Ensino Médio) variam entre ETEs e Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs). Nessas unidades, são oferecidas 3.478 vagas em cursos nas áreas de Administração, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Saúde, Telecomunicações, Edificações e ainda Química, Cerâmica, Teatro, entre outros.
 Nos quatro Institutos Superiores de Tecnologia (ISTs) – Rio, Petrópolis, Paracambi e Caxias/Imbariê – e nos Institutos Superiores de Educação (ISEs) – Iserj e Isepam –, unidades que oferecem Ensino Superior, são oferecidas 222 vagas para cursos nas áreas de Tecnologia de Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Gestão Ambiental, Tecnologia em Processos Gerenciais e Pedagogia.
 Há, ainda, outras 80 vagas para o curso de Especialização em Enfermagem do Trabalho, que exige curso técnico completo de Enfermagem. Por fim, outras 297 vagas são oferecidas para cursos técnicos na Escola Agrícola Antônio Sarlo, em Campos, no Iserj e no Isepam, que não exigem pagamento da taxa de inscrição.
Calendário para o Ensino Técnico e Ensino Superior
 - Período de inscrição: 13 de outubro a 9 de novembro
- Provas objetivas: 18 de dezembro
- Resultado final: 19 de janeiro de 2012
- Matrícula dos candidatos aprovados e classificados: 23 a 27 de janeiro de 2012

Postagem publicada em 13/10/11

sábado, 27 de agosto de 2011

Inscrições Ctur

 As Inscrições serão feitas somente pela internet no período de 03 de outubro a 04 de novembro. É necessário CPF e Identidade.


Redução de taxa e bonificação

      Os candidatos que tenham cursado integralmente, no mínimo, do 6º ao 9º ano (antigas 5ª e 8ª séries) do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino, mantida pelos Governos Municipais, Estaduais e Federal terão direito de solicitar Redução de Taxa de Inscrição.

     Período para solicitação da taxa reduzida: 19/09/2011 a 23/09/2011. A solicitação desta taxa deve ser feita na secretaria do CTUR de segunda à sexta-feira, das 08:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 16:30 horas; o candidato deve levar a declaração de escolaridade original e a cópia do CPF.

     Para esses candidatos também será concedida a bonificação de 10% sobre a nota final obtida na prova do Concurso de Seleção do CTUR.
  Acesse o link http://www.ctur.ufrrj.br/Concurso2011-2012/concurso.html. e faça a sua inscrição.

Inscrições Cefet

-Processo Seletivo 2012

Publicada em 8 de setembro de 2011
Acesse aqui o Manual 2012 para obter informações sobre os cursos e os programas das provas Manual 2012
Acesse aqui Edital do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos 2012 - edital nº 005/2011
Inscreva-se aqui (antes de se inscrever, leia atentamente o edital nº 005/2011) www.unibrasilvestibulares.com.br
Homologação dos pedidos de  isenção – http://www.unibrasilvestibulares.com.br/ps/cefetrj/consultarisencao.html
ATENÇÃO – PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÕES
O CEFET/RJ informa que foi prorrogado, até as 17 horas do dia 5 de outubro de 2011, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2012
Provas do Processo Seletivo 2011
1ª FASE – PROVA,   GABARITO – GABARITO
2ª FASE – PROVA, GABARITO – padrão resposta português, padrão resposta matemática

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Atenção alunos do 9° Ano!

Processo seletivo para o Ensino Médio da Rede Estadual do Rio de Janeiro



As inscrições para os Colégios Estaduais da rede pública de Educação do Rio de Janeiro, para o 1° ano do Ensino Médio, continuam abertas até o dia 07 de outubro.
Secretaria de Estado de Educação (SEE/RJ) está oferecendo 880 vagas, no total, distribuidas em sete Unidades Escolares, a saber:
C. E. José Leite Lopes (Nave): cursos de Geração de Multimídia, Programação de Jogos Digitais e Roteiro para Mídias Digitais;
C. E. Comendador Valentim dos Santos Diniz (Nata): cursos de Panificação e Leite e Derivados;
C. E. Erich Walter Heine: curso de Administração;
C. E. Dom Pedro II: curso de Produção de Áudio e Vídeo;
C. E. Agrícola Almirante Ernani do Amaral Peixoto: curso de Agropecuária;
C. E. Infante Dom Henrique: curso de Hospedagem;
Centro Interescolar Miécimo da Silva: cursos de Administração, Edificações e Informática.5% das vagas são destinadas a portadores de deficiência (desde que não haja incompatibilidade da deficiência com o curso pretendido) e 5% para alunos oriundos da rede privada.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, no ato da matrícula, o candidato classificado em qualquer um dos estabelecimentos de ensino, acima relacionados, deve atender aos seguintes requisitos:

- Ter nascido entre 01/01/1995 e 31/12/1998;

- Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede pública ou privada.

Além destes, os candidatos selecionados deverão levar comprovante ou histórico escolar no ato da matrícula.
O processo seletivo constará de duas fases, ambas de caráter eliminatório e classificatório:
. 1ª fase: Prova Objetiva de Língua Portuguesa e Matemática;


. 2ª fase: Redação.

Para saber mais sobre o Edital ou fazer a inscrição, clique direto no Portal da Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC.
Mensagem digitada em 26/09/11

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O início do blog na nossa amada escola...




Caros colegas, já estava mais do que na hora de aderirmos de vez a todas as tecnologias. Aos poucos estamos caminhando... Começamos compartilhando emails, já fizemos planilhas on line e agora um blogg! Em mais uma das conversas, desta vez numa quinta-feira ( geralmente as ideias surgem no dia da bagunça- SEXTA!!!!) a professora Carla veio mais uma vez aguçar nosso espírito de equipe, mesmo de licença ela só pensa na Nelcy, e resolvi criar um. Não fazia a menor ideia de como fazer isso, mas a curiosidade me fez pesquisar e descobri que não é tão difícil assim. Não sei como vivi tanto tempo sem o GOOGLE. Eis então o nosso blogg,  que ele seja mais um instrumento  de aprendizagem, divulgação dos nossos trabalhos  e estreitamento dos nosso laços, seja entre nós, a equipe, entre alunos, entre a comunidade ou com o planeta Terra inteirinho. Agora é só começar a postar e divulgar.
Eu amo esta escola e amo vocês, com carinho Amanda.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O Projeto Político Pedagógico

PPP: Histórias de nossa gente na construção de uma cidadania consciente.
Identificação: A E/SUBE/CRE (09.18.032) E.M. Doutor Nelcy Noronha está localizada à Rua Coxila Rica, Lote 03, Jardim Maria de Lourdes, Campo Grande-Rio de Janeiro/RJ e é administrada pela Secretaria Municipal de Educação.
Objetivos e princípios: A E.M. Doutor Nelcy Noronha tem por objetivo acolher a diversidade, favorecer a criatividade, fortalecendo a identidade e enriquecendo a "escrita" da história da "nossa gente", da nossa escola e da nossa cidade.
     A proposta é uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, onde seja possível o acesso às diferentes formas de comunicação, formando o cidadão que fará a "diferença" na escrita de sua própria história.
Justificativa: Favorecer a formação de uma cidadania consciente, enriquecida pelo passado, presente e futuro de nossa gente.
Missão: Conhecer, compreender, integrar e enriquecer as histórias de "nossa gente", nesse mundo de diversidades, objetivando uma identidade cidadã de qualidade.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

sábado, 20 de agosto de 2011

Aula da Professora Carla




Queridos alunos da 1901 e 1902. Amanhã, estarei com vocês para uma aula excepcional, pois o meu retorno só seria no dia 22 ou seja, no dia da prova de Ciência da Prefeitura. A professora, vocês já conhecem: estava muito triste em pensar que seus alunos iriam fazer a prova sem nenhum conhecimento. Então, amanhã, venham preparados!!!!! Tragam a apostila.... E, venham com vontade de aprender.... Eu me esforçarei ao máximo para que vocês saiam da aula sabendo muitas coisas sobre Física. Aguardo vocês ansiosa para dar esta aula!!!! Professora Carla Em 13/09/2011

Semana de Provas 3º Bimestre

Calendário:

16/09-  Produção de texto
19/09-  Português/Leitura
20/09-  Matemática
21/09-  História/Geografia
22/09-  Ciências
23/09-  Língua Estrangeira

Bons Estudos!