sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Amanhã é dia de Reunião de Pais!

      O convite abaixo foi entregue a todos os alunos da escola esta semana.
      Estaremos aguardando ansiosos por este encontro!
       Confira abaixo:

           A nossa terceira reunião de responsáveis ocorreu no dia oito de outubro, em um dia de sábado das nove às onze horas.
           A nossa escola é formada por uma equipe de "gente de verdade", que acredita em uma educação democrática e representativa. Por isso nesse dia pudemos contar com a presença de mais de vinte professores.
           Nós aqui da Nelcy Noronha acreditamos no potencial da "nossa gente", incluindo funcionários, professores, alunos e responsáveis. Temos a certeza de que a parceria é o segredo do sucesso educacional, por isso valorizamos um evento como este, onde nos reunimos com um mesmo objetivo: Formar cidadãos que farão a diferença.
           Abordamos os seguintes assuntos: A importância da frequência e da pontualidade; a necessidade do apoio da família no que diz respeito à disciplina e ao rendimento; apresentamos o blog da nossa escola e a educopédia, um recurso valioso que já faz parte do nosso cotidiano escolar; falamos sobre a Dengue e a necessidade de um maior comprometimento para se evitar uma tragédia; conversamos acerca do aproveitamento e do rendimento de cada turma; entre outros assuntos.
           Avaliamos esse dia como muito proveitoso e prazeroso, pois transcorreu em um clima de respeito, diálogo, união e alegria...Características que procuramos manter em nosso dia a dia.
           Gostaríamos de agradecer a participação de todos e de reforçar o fato de que ninguém sobrevive bem sozinho; somos seres sociais e por isso precisamos priorizar a comunicação e a troca de humanidades, só assim conseguiremos manter a a qualidade do nosso serviço público educacional.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Pré Matrícula do Estado

           A pré-matrícula na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro começa nesta quinta-feira (20) e vai até 30 de novembro. 
          De acordo com a Secretaria estadual de Educação, poderão participar candidatos da rede pública (federal, estadual e municipal) e privada, bem como os que desejam retornar à vida escolar. As inscrições são feitas pela internet, no sitehttp://www.matriculafacil.rj.gov.br/
          A Secretaria de estado de Educação dará início ao período de pré-matrícula para o 6º ano do ensino fundamental regular e fase 6 do ensino fundamental da educação de jovens e adultos; 1ª série do ensino médio regular; fase 1 do ensino médio da educação de jovens e adultos; e 1ª série do ensino médio normal (formação de professores em horário integral). De acordo com a Secretaria, somente poderão ser matriculados no ensino fundamental para jovens e adultos os alunos com idade mínima de 15 anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2012, e no ensino médio para jovens e adultos os alunos com idade mínima de 18 (dezoito) anos completos ou a completar até 31 de janeiro de 2012. 

Inscrição
    No ato da inscrição da pré-matrícula, os interessados deverão fornecer as seguintes informações: nome completo do candidato;  data de nascimento; sexo; estado civil; nacionalidade; naturalidade; endereço completo, inclusive o CEP; telefone fixo e móvel, se possuir; endereço eletrônico, se possuir; número da carteira de identidade do candidato, se possuir, órgão expedidor; CPF do próprio, se possuir; nome da mãe e do pai ou responsável legal; CPF do responsável; certidão de nascimento ou casamento: data de nascimento, livro, folha, termo, registro, município onde foi lavrada e a unidade federativa do cartório; declarar se é pessoa com deficiência; em caso de estar afastado da escola, informar o tempo de afastamento; série pretendida; cadastrar, no mínimo, duas opções de escolas, desde que escolha mais de um turno, em pelo menos uma unidade escolar; escolher o (s) turno (s) em que deseja ser matriculado. 

Resultado 
     Será divulgado na internet A partir do dia 20 de dezembro de 2011, o resultado da pré-matrícula será divulgado no site http://www.matriculafacil.rj.gov.br/ e por e-mail, caso tenha sido cadastrado no momento da inscrição. O período de renovação da matrícula dos alunos das unidades escolares, vinculadas à Secretaria de Educação, que desejam permanecer na mesma unidade escolar no ano letivo de 2012, será de 28 de novembro a 30 de dezembro de 2011. A alocação, para a qual o aluno deverá se destinar para realizar a matrícula, será confirmada através do site de cadastro, e-mail e mensagem de celular.

Calendário
20/10/2011 a 30/11/2011 - pré-matrícula; 20/12/2011 - relação nominal de todos os alunos alocados, disponibilizada na internet, e nas unidades escolares da rede; 
20/12/2011 - divulgação da alocação via e-mail válido;
03/01/2012 a 13/01/2012 - confirmação da reserva de vagas para o 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio e matrícula para as demais séries.

Postagem publicada em 20/10/11   Prof Carla

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Um jogo para você !

Descubra quanto de Mata Atlântica existe em você!
Clique aqui para jogar
O Brasil é dono de uma das biodiversidades mais ricas do mundo, possui as maiores reservas de água doce e um terço das florestas tropicais que ainda restam. Estima-se que aqui está uma em cada 10 espécies de plantas ou animais existentes. Por este motivo, o WWF atua no país desde 1971 e hoje  é uma organização não-governamental genuinamente brasileira que integra a maior rede mundial de conservação da natureza.
Ao longo desses primeiros anos, a organização apoiou cerca de 70 projetos em todo o país. Alguns exemplos são o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado e o Projeto Tamar, iniciados nos anos 80 que estão entre os mais importantes trabalhos de conservação da natureza brasileira.

Chegou a Primavera !


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bom Final de semana

Clique Aqui e veja mais imagens

Recados animados

Escola de Leitores


           O trabalho foi feito inicialmente com a intenção de divulgar o acervo e despertar  o prazer da leitura.
          Com este objetivo, a professora de Sala de Leitura estimulou a curiosidade dos alunos, indo às salas de aula e iniciando a leitura de alguma obra literária; sempre interrompendo-a num momento emocionante da narrativa.
          A estratégia valeu pois os livros mais procurados foram  justamente os livros lidos em sala de aula.
           Com a continuidade do trabalho as visitas as salas de aula passarão a ter não só a contação de historias, mas também rodas de leitura e dramatizações de capítulos de livros. Sempre com o intuito de divulgar a obra e despertar o interesse pela leitura.


O que é uma Escola de Leitores?

A escola de leitores
É uma escola
Que os seus estudantes
Não veem somente TV
Mas também gostam de ler
Pois sentem prazer
De aprender
E conhecer
Muitos dizem
Não gostar da escola dessa cidade
Mas no fundo
Isso não é verdade
Muitos podem não saber
Mas todo mundo
Adora ler.
(Autor: Jean da S. de Oliveira Guedes)
E/SUBE/CRE(09.18.032)DOUTOR NELCY NORONHA
SALA DE LEITURA NELSON NORONHA



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial sem Carro: Eu Vou!


Hoje é celebrado o Dia Mundial Sem Carro e você não pode ficar de fora dessa. Para participar, basta deixar o carro em casa e adotar outro meio de transporte, como a bicicleta, a carona ou o transporte público. Programe-se!
Não deixe para a última hora. Converse com seus amigos e familiares e monte um roteiro especial para o dia, fazendo com que mais pessoas participem. Além de incentivar o movimento, você irá poupar as emissões de CO2 e outros gases poluentes, e ainda economizar com combustível e estacionamento.
Quem sabe essa não é a ocasião ideal para experimentar um modal novo e descobrir que é possível deixar o carro na garagem mais dias na semana?

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 de Setembro:Dia da Árvore


Nem todos sabem entender o significado que existe numa árvore. Ela é um ser vivo como nós, e portanto nasce, cresce e morre, luta para sobreviver, pois tem apego à vida. Não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Mas tem outros valores. Protege a terra com sua sombra e suas raízes; evapora água, participando do ciclo hidrológico e mantendo o ar úmido; produz oxigênio, necessário a todos os seres vivos animais. Há as que fornecem frutos valiosos para a nossa alimentação, além de produtos medicinais ou industriais.
Devemos respeitar a árvore, não só pelo que é em si mesma, mas por ser necessária à nossa própria vida. Quando alguém destrói uma árvore, está destruindo uma fonte de vida no planeta.
No dia 21 de setembro comemoramos o Dia da Árvore, momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das nossas matas. Momento para plantar mais uma árvore que um dia irá nos dar sombra e alimento, limpará nosso ar e preservará o solo do planeta.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

E-mail Rio Educa

 Todos os alunos possuem um e-mail fornecido pela SME.  Clique no link http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=1460101.
Ao abrir, escolha a opção ALUNO e preencha os campos. Escreva seu código do SCA e a sua data de nascimento. Não esqueça de dar OK.  
Pronto!!!! Assim você saberá qual é o seu e-mail!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Reta Final do 3º Bimestre: Dicas

   As provas estão chegando e o final do ano também!
   É o momento de avaliarmos nossa vida escolar, de fazermos as escolhas corretas e focar naquilo que é realmente importante nesse período.
    Antes de deixar de estudar para fazer algo mais divertido, avalie as consequências desse ato. Concentre-se nos estudos durante a semana e deixe a diversão para o final. Se estiver com dificuldades de concentração, peça ajuda. Pais e professores estão aí para isso mesmo. Não deixe o conteúdo acumular. Isso vai tornar tudo mais difícil. Concentre a energia nas disciplinas em que você tem mais dificuldade. Use a internet para pesquisar e não copiar.
     Os caminhos que sugerimos nem sempre são os mais fáceis ou os mais divertidos. Mas são os melhores para quem quiser se realizar profissionalmente e ter uma vida com mais oportunidades. A decisão de segui-los ou não é inteiramente sua.
    Você é o responsável por sua vida e suas escolhas.
    Mas lembre-se: a escola ama você!
    Bons estudos!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comemoração do Dia da Criança

      

  No dia 13 de outubro nossa escola irá comemorar o Dia da Criança. Teremos muita brincadeira e diversão. Lá vocês já conhecem: professores, alunos, direção e funcionários estarão enganjados em um momento de pura descontração e alegria.
  Não faltem!
 


 



Mande_Mensagem_Explosiva_pelo_site_www.mensagenseimagens.com.br

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

189 Anos de Independência!

         Hoje é dia de comemorarmos, de irmos às ruas e demonstrar nosso patriotismo. A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas pessoas morreram por este ideal como Tiradentes.
         Portugal exigia que D.Pedro retornasse pois pretendiam recolonizar o Brasil e a sua presença impedia este fato. D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole. Quando estava retornando de uma viagem, às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro soube de uma nova carta  anulando seus atos e exigindo a sua volta imediata a Portugal. D Pedro grita,   então : "Independência ou Morte"
       Apesar de estarmos desgostosos com tantas coisas erradas em nosso Brasil (miséria, corrupção, injustiças,...)ainda acreditamos que tudo irá melhorar....
       E você, gritaria "Independência ou Morte" pra quê?

domingo, 4 de setembro de 2011

XV BIENAL DO LIVRO: programa IMPERDÍVEL!!!!!


 


De  01/09 até o dia 11, teremos no Riocentro, a XV edição da Bienal do Livro. Com muitas atrações e promoções(obaaa!).Vamos ter a oportunidade de conhecer as novidades do mercado editorial. E também de comprarmos aqueles titulos maravilhosos para enriquecer ainda mais os nossos acervos.Não deixe de comparecer!!!