quarta-feira, 29 de maio de 2013

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Aula da Professora Carla: Doenças transmitidas por bactérias

         Queridos alunos

Como falei em sala de aula hoje, segue aqui a aula que irá acontecer na 6ª feira.
A  aula está toda em power point, entretanto, vocês não irão visualizar os vídeos. Para isso, serão encaminhados para o site da EDUCOPÉDIA, 7º ano, ciências, aula 12 - modo apresentação

Segue o link: http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Aula/Visualizar.aspx?pgn_id=174

Quem passar por aqui, não esquece de deixar um recadinho lá embaixo, mas tem que se identificar.
Ah, e preparem-se porque já está chegando o  nosso 2º CHAT!!!!!!

Beijinhos WATCHATCHÁ  !!






segunda-feira, 13 de maio de 2013

VEJA O QUE ACONTECEU NA REUNIÃO DE PAIS

Um importante encontro para a vida estudantil de seu filho: a PRIMEIRA REUNIÃO BIMESTRAL DE PAIS 2013.
Foram momentos de conversas, entrosamento e participação dos pais, direção, professores e funcionários. Na reunião destacamos vários pontos importantes homenagendo  também o dia das mães, que vocês podem rever/acompanhar.
Também foi o momento da entrega dos boletins e  premiação com medalhas para os alunos "MB".
Confira:







Equipe Nelcy Noronha

13 de maio é dia de........

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA      E         NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


 “Escravidão é o resultado do trabalho degradante que envolve cerceamento da liberdade”.

Hoje se comemora o Dia da Abolição da Escravatura, ou seja, o fim do trabalho escravo, o qual - por muitos anos - fez parte da história da sociedade brasileira, principalmente, nos períodos colonial e imperial. A assinatura da Lei Áurea no dia 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel, não só representou um marco na história da escravidão no Brasil, como ela também assinalou a força da opinião pública que, engajada em diversas campanhas abolicionistas, contribuiu para o fim do trabalho escravo no país. 

Nos dias de hoje se verifica o trabalho escravo no Brasil, de forma ilegal, principalmente, em latifúndios e carvoarias, espalhadas pelo país.

 O sistema que garante a manutenção do trabalho escravo no Brasil contemporâneo é ancorado em duas vertentes: de um lado, a impunidade de crimes contra direitos humanos fundamentais aproveitando-se da vulnerabilidade de milhares de brasileiros que, para garantir sua sobrevivência, deixam-se enganar por promessas fraudulentas em busca de um trabalho decente. De outro, a ganância de empregadores, que exploram essa mão-de-obra, com a intermediação de “gatos” e capangas.




Observamos  pela mídia que vem crescendo a cada dia o histórico de tráfico de pessoas, o que não deixa de ser um trabalho escravo.






Não podemos deixar de postar nossa homenagem a Nossa Senhora de Fátima.


No dia 5 de maio de 1917, durante a primeira guerra mundial, o papa Bento XV convidou os católicos do mundo inteiro para se unirem em uma cruzada de orações para obter a paz com a intercessão de Nossa Senhora. Oito dias depois a Beatíssima Virgem dava aos homens a sua resposta, aparecendo a 13 de maio a três pastorinhos portugueses, Lúcia de 10 anos, Francisco de 9 e Jacinta de 7 em Portugal, hoje Santuário de Fátima.

 Segundo os testemunhos recolhidos na época, a senhora disse às três crianças que era necessário rezar muito e que aprendessem a ler. Convidou-as a voltarem ao mesmo sítio no dia 13 dos próximos cinco meses.
 A 13 de outubro, estando presentes na Cova da Iria cerca de 50 mil pessoas, Nossa Senhora teria dito às crianças: "Eu sou a Senhora do Rosário" e teria pedido que fizessem ali uma capela em sua honra (que atualmente é a parte central do Santuário de Fátima). Muitos dos presentes afirmaram ter observado o chamado milagre do sol, prometido às três crianças em julho e setembro. Segundo os testemunhos recolhidos na época, o sol, assemelhando-se a um disco de prata fosca, podia fitar-se sem dificuldade.

Para refletir........

Equipe Nelcy Noronha

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sábado é dia de REUNIÃO DE PAIS!!!!!!

        Neste sábado agora temos um importante encontro:





Horário:

9:00 horas - 6º ano, 7º ano e a turma 7701

10:00 - 8º ano,  9º ano e a turma 8701




       A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais.

        O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.

   Enumeramos aqui 8 razões para você sempre marcar presença nesses encontros e tirar o máximo proveito deles.
       
1- Conhecer a escola a fundo
2- Acompanhar o aprendizado
3-Esclarecer dúvidas de interesse geral
4-Conhecer seu filho sob outros pontos de vista
5-Firmar parceria com a escola
6-Entender as crises da idade
7-Conhecer para poder ajudar
8-Mais confiança para todos
 Compareça! 
Estamos ansiosos aguardando por vocês!
Equipe Nelcy Noronha


 

Aula do Reino Monera - Professora Carla


Nesta aula vocês não irão visualizar os vídeos, mas poderão assisti-los no link da EDUCOPÉDIA, aula 9 modo APRESENTAÇÃO.

http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Aula/Visualizar.aspx?pgn_id=174

Bom aprendizado a todos!
Professora Carla


 


Aula Professora Carla: Importância da água


Caros alunos
Aí está a aula na íntegra. Vocês só não irão visualizar os vídeos.
Para vê-los, acessem o link da EDUCOPÉDIA, aula 9 modo APRESENTAÇÃO

http://www.educopedia.com.br/Cadastros/Aula/Visualizar.aspx?pgn_id=173

Bom aprendizado a todos!

Professora Carla










quinta-feira, 2 de maio de 2013

Professora Fátima Alves: Missão cumprida na educação carioca!

 Parabéns, Mestre!
Nossa professora, amiga, irmã.....GRANDE PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA!!!!!
25 anos de dedicação, perseverança e comprometimento com o aprendizado dos alunos...A aposentadoria é só um recomeço....
Fecha-se um ciclo e abre-se outro...A NOSSA PROFESSORA AINDA TEM MUITO PARA DOAR....
Momentos se passaram e a nossa mestra, agora,  pretende abrir novas portas.....novos horizontes......
A  escola DR. NELCY NORONHA tem orgulho de apresentar esta educadora como um dos  pilares que sustentou a  escola com energia, sabedoria e conhecimentos.
Ficaremos aqui, na saudade....Sabemos que você apenas estará fora de nossas salas, mas seu coração, aqui, ainda bate muito forte! Nelcy Noronha é Fátima Alves.
Esta escola acolhe e deixa marcas em nossas vidas. Já não conseguimos mais deixar  de nos amar.... Sentiremos sua falta!
Como você mesma falou, " os novos professores chegam e acabam se enredando aos demais - Somos uma TEIA na visão da Biologia ou uma rede na visão da Matemática ou laços e entrelaços na visão da Comunicação".
E fica aqui o seu recado para todos:
"As instituições de ensino são celeiros de informações e produção de conhecimento. Vale a pena aproveitá-las uma vez que temos a jornada de 25 anos de trabalho. Que sejam produtivos! Aproveitei cada momento que finalizo hoje, em uma delas. Várias ideias levo comigo para futuros trabalhos...
 Caminhar apesar das dificuldades. Acreditar acima de tudo! Estas frases são os lemes da minha vida. Os obstáculos existem para serem vencidos e nos dar mais energia. Uma etapa do meu ciclo fechada na Educação Básica da qual muito me orgulho. Ter ex alunos como colegas de profissão e amigos não é algo fácil.
E ao final da minha última semana de trabalho,ouvir dois alunos do 9º ano dizer que vai fazer Biologia por conta de minhas aulas, foi muita emoção
 Obrigada família Nelcy pelas homenagens prestadas até o último tempo em sala de aula! "
Bjks
Fátima Alves





FEUDO? O QUE É ISSO? TRABALHOS DA PROF FERNANDA

         O feudalismo foi o sistema político, econômico e social da Idade Média, onde o feudo era a unidade de produção. O feudo era uma grande área de terra, uma unidade agrícola, pertencente a um senhor feudal, onde trabalhavam os servos. O feudo era composto de terras para agricultura e para pasto e se dividia em manso senhorial, manso servil e terras comunais. Além dos campos havia o castelo, a aldeia com as casas dos servos, a igreja, o moinho, o forno, etc.
 
           A construção das maquetes dos feudos, pelas turmas 1701 e 1702, teve o objetivo de levar os alunos a compreenderem a estrutura do feudalismo e, portanto, dos feudos, fazendo-os entender e refletir sobre esse sistema ou forma de vida na Europa Medieval.     
             Na medida em que construíam os feudos, de maneira lúdica e divertida, os alunos tiveram mais um momento de aprendizado que foi finalizado com a explicação das maquetes, a exposição e as fotos.





FICAMOS ORGULHOSOS DE VOCÊS!!!!!OS TRABALHOS FICARAM LINDOS!!!!!!
PARABÉNS A TODOS OS ALUNOS ENVOLVIDOS NA TAREFA EM PROL DO APRENDIZADO!

EQUIPE NELCY NORONHA