sexta-feira, 13 de julho de 2012

Expo de Ciência e Tecnologia: SUCESSO!




Nossa Expo de Ciência e Tecnologia aconteceu no dia 12 de junho e contou com a participação de professores, direção, funcionários, alunos,responsáveis e comunidade caractrística esta marcante em nossa escola.

O tema estava relacionado com a questão do Meio Ambiente: SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA, que já havia sido explorado durante o Aulão Rio + 20.

Os professores, independente da disciplina abordaram vários temas como: Energia eólica, Linha tecnológica, Preervação da água dos rios, Química/Experimentos(uma aliada para um mundo melhor), Sistema Solar, Vulcão, os 3 R'S (reciclagem), Casa Ecológica, Jardim de temperos, Lixo Tecnológico, IMC, Aquecimento Global e Efeito Estufa, Consumo consciente, Gravidez e aborto e Ecobairros.

O trabalho Ecobairros contou com a participação efetiva do 9° ano que reproduziu um bairro da Espanha que utilizava a energia eólica, captação das chuvas e a compostagem do lixo. Todas as luzes dos postes e edifícios da maquete acendiam e os alunos ainda apresentavam a explicação em português ou espanhol, de acordo com o pedido do visitante.




Proyecto Ecobarrio: ratos inolvidables




A escola CEFET esteve presente sendo representada pela professora Marta e pelos alunos( MAFIA)que demonstraram experimentos de Física, como o Disco de Newton. Nossos alunos do 9º ano demonstraram bastante interesse,uma vez que física será o conteúdo do 2º semestre.

Os responsáveis foram presença marcante durante todo o período da feira, das 9h às 16h.

O empenho dos alunos na nossa Expo de Ciência e Tecnologia foi surpreendente. Descobrimos vários talentos e a solidariedade, a cooperação, a integração e o comprometimento foi fundamental para que nossso projeto desse certo!

Parabéns a todos os alunos!

VOCÊS FORAM DEMAIS!!!!!!!!!!!!!

Equipe Nelcy Noronha








5 comentários:

  1. FOI DE FATO UM SUCESSO!
    MAIS UM MOTIVO DE ORGULHO; MAIS UMA EVIDÊNCIA DO CRESCIMENTO DESTA COMUNIDADE ESCOLAR, AFINAL SE NÃO PUDÉSSEMOS CONTAR COM TODOS QUE DELA FAZ PARTE, NÃO SERIA A MESMA COISA.
    PARABÉNS AOS EDUCADORES E EDUCANDOS QUE DESEMPENHARAM COM LOUVOR AS SUAS FUNÇÕES NESTE EVENTO.
    MUITO OBRIGADA AOS FUNCIONÁRIOS E RESPONSÁVEIS,QUE AJUDARAM E PRESTIGIARAM A NOSSA PRIMEIRA EXPO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
    TENHO PRAZER EM DIZER QUE "SOU DA NELCY"!
    BJ A TODOS!
    COM CARINHO...KAREN

    ResponderExcluir
  2. Foi espetacular!!!
    Hoje, conversando com os alunos, pude perceber o quanto eles aprenderam com a EXPO Ciência e Tecnologia: um momento de interação e produção de muitos conhecimentos. Eles estavam muito felizes e cada um queria falar de sua experiência no evento.
    Para professores e funcionários foi uma demonstração de superação, uma vez que estamos nos aproximando do fechamento do COC, com provas para corrigir, recuperação para ser lançada e realizada, problemas com a internet e com o sistema e, apesar de tudo, contornamos os obstáculos e não cruzamos os braços. Essa é a cara da Escola Doutor Nelcy Noronha! " Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" e valeu a pena todo o nosso esforço e dedicação nesse trabalho.
    Muito obrigada a todos: alunos, professores, funcionários, pais que estiveram presentes prestigiando esse trabalho.
    Forte abraço e ânimo para a FLINN!!!
    Claudia Mayrinck.

    ResponderExcluir
  3. Participar da Expo de Ciência e Tecnologia foi sensacional. Gosto da movimentação dos alunos, da interação, da motivação deles. Na reta final, todos os alunos se empenharam para que seus trabalhos ficassem o melhor possível! E mais: alunos de última hora apresentando ideias de trabalhos para por na feira. Pude verificar que nossos alunos são verdadeiros MUTANTES: vários talentos foram aparecendo, o espírito de colaboração contou bastante para que nossa Expo desse certo pois alunos de outras turmas estavam ajudando trabalho do outro. Ver o final de nosso trabalho foi EMOCIONANTE pois tínhamos vários problemas acontecendo ao mesmo tempo, chegamos até pensar em desistir, mas não desanimamos. Arregaçamos as mangas e colocamos nosso projeto para dar certo! Isso é Nelcy! Acreditamos no que fazemos!
    Um grande beijo e parabéns a todos que fizeram de nosso evento um sucesso!
    Prof Carla

    ResponderExcluir
  4. O desejo de confeccionar um “ecobarrio” surgiu durante os trabalhos desenvolvidos com as turmas sobre desenvolvimento sustentável. Trabalhamos em sala de aula com o vídeo de Leonardo Boff “La Carta de la Tierra” e discutimos o texto na íntegra. Um semana depois, nossa escola realizou o projeto de divulgação e explicação do que seria o Rio + 20, idealizado pela professora Carla Maria em conjunto com as professoras Amanda Santos e Fátima Alves. Todos nós demos, ao mesmo tempo, a mesma aula planejada. O resultado foi um sucesso! Semanas depois aconteceria a Primeira Expo de ciência e tecnologia da Nelcy e decidimos que seria o momento de colocarmos em prática o tão idealizado projeto de construirmos um “Ecobarrio”. O projeto seria baseado no modelo espanhol de desenvolvimento sustentável. Convidamos alunos das turmas de 9º ano para que participassem dele. Os alunos o abraçaram com muita determinação e, durante oito dias de trabalho intenso, foram descobertos muitos talentos individuais que foram coadunados em torno de um objetivo comum: transformar o que já é real na Espanha e em outras partes do mundo em algo que pudesse, mesmo sendo fictício, explicitar aquilo que almejamos para nossa realidade local. O resultado foi maravilhoso! Ver a dedicação desses alunos, a comemoração a cada passo dado, a cada erro e acerto, não tem preço. A verdadeira educação é como uma simbiose entre professor, alunos e objetivos a serem alcançados. Este ano foi muito difícil para mim por causa da decisão de transformarem o Espanhol em eletiva no Município do Rio de Janeiro, mas este projeto me fez continuar acreditando na arte de educar.
    Prof. Alexandre de Moraes Sant’ Ana (Idealizador do projeto “Ecobarrio”)

    ResponderExcluir
  5. gente esse EXPO de ciências foi muito legal eu dorei !!!

    ass : ana karolyne turma : 1603

    ResponderExcluir