quinta-feira, 17 de maio de 2012

Professora Fernanda: Confecção de Maquetes

As turmas 1801, 1901, 1902 e 1903 através de maquetes, foram levados a pesquisar sobre dois importantes assuntos da História do Brasil: A Mineiração no Brasil Colonial (século XVIII) e Canudos - Movimento social na República.

No 8º ano, a pesquisa levou os alunos a entenderem o funcionamento das minas, os instrumentos nela utilizados, a mão- de-obra escrava, o controle e a fiscalização da Metrópole (Portugal) e, como última  finalidade, a importância deste ciclo econômico (mineiração) para o Brasil e para Portugal.






No 9º ano, a pesquisa levou os alunos a refletirem a formação do povoado de Canudos pelos sertanejos durante a República (1893). Perceberam a vida em comunidade, a liderança de Antônio Conselheiro e a repressão do governo republicano.


4 comentários:

  1. Parabéns Fernanda! Os trabalhos ficaram lindos! Ótimo desenvolvimento do tema!
    Bj
    Karen

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Professora Fernanda por você ser NELCY NORONHA
    Professora Carla

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Fernanda pelo lindo trabalho! Até eu aprendi um pouco mais com a exposição. Parabéns Carla pela postagem. Esse Blog está 10!

    ResponderExcluir
  4. Os professores da Nelcy fazem a diferença na Educação Pública! Parabéns Fernanda por fazer parte da equipe e buscar uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir