quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto Dengue

Professoras Fátima Alves e Carla com os alunos envolvidos na passeata


PROJETO DE CIÊNCIAS

Área de Conhecimento: Ensino de Ciências

Título: Percepção de alunos sobre a dengue a partir de leitura de textos e confecção do Manual de Prevenção à Dengue

Coordenador do projeto: Maria de Fátima Alves de Oliveira

Local: EMNN







O Aedes Aegypti é o nome desse mosquito temido pelos seres humanos, porque em alguns estados brasileiros está ocorrendo muitos casos de pessoas picadas pelo mosquito da dengue que poderia ser uma ação inofensiva. Esses mosquitos  se reproduzem em grande escala em focos de água parada que normalmente é encontrado em vários locais, como pneus, garrafas, caixas de água, vasos de plantas onde estão na lista de criadouros desse mosquito, um mosquito que está se reproduzindo de forma descontrolada em muitos estados brasileiros.
 
RESUMO:
           
Este projeto de Ciências começou no início do ano letivo de 2012, conforme foi postado neste blog no dia 27 de fevereiro.

 Foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação-participativa, que garante, do ponto de vista metodológico, a possibilidade de um tema de pesquisa ser tratado segundo seu significado por todos os sujeitos envolvidos. Todos esses sujeitos, neste caso, alunos, participaram, nesta proposta, como parceiros e não mais objetos de pesquisa. Por ter como característica prioritária o envolvimento e a participação dos sujeitos na produção de conhecimento sobre a dengue, esta metodologia foi organizada em torno de determinadas ações educativas. Participaram do projeto alunos das turmas do 6°, 7º e 8º anos de escolaridade e seus professores de Ciências. O estudo teve como referência o tema dengue e como principal objetivo a confecção de um manual   a partir de vídeos e  leitura de textos sobre o tema. No processo participativo de construção do manual, alguns temas puderam ser identificados coletivamente como constituintes do ambiente urbano, estimulando-os ao desenvolvimento de ações preventivas com o objetivo de contribuir na solução dos problemas identificados. A inserção do projeto no cotidiano da escola poderá apresentar resultados que possibilite a continuidade do mesmo no ano seguinte, envolvendo alunos de outros anos do Ensino Fundamental e seus professores.

 
JUSTIFICATIVA
Diante da ameaça de mais uma epidemia de dengue no Rio de Janeiro, de casos de dengue tipo 4 estarem sendo constatados quase diariamente, do maior números de casos terem sido registrados na zona oeste em bairros próximo à localização das escola, da gravidade do assunto que atinge toda a sociedade, faz-se necessária uma mobilização de todos para combatermos tal doença e minimizarmos as consequências por ela causadas. Para tanto, é necessário mudarmos hábitos e crenças, e a Educação é o melhor caminho para viabilizarmos estas mudanças. Conscientizando nossos alunos, estes poderão agir como multiplicadores de seu conhecimento, alcançando familiares, parentes e amigos próximos. Só assim, poderemos atingir um contingente de pessoas que, unidas, poderão conter o avanço deste mal que tem se mostrado difícil e resistente.


OBJETIVOS
 GERAL:
Com base no processo participativo, envolvendo professores e alunos na confecção do Manual de Prevenção à Dengue, conscientizar o grupo de alunos dos danos que mais uma epidemia de dengue pode causar para a sociedade e para cada um em particular.

ESPECÍFICOS:
- Desenvolver as competências de comunicação oral e escrita, exercitando a leitura, interpretação de textos, tanto para adquirirem informação, como para transmitir de formas variadas estas informações a outros seguimentos da escola e da sociedade.

- Desenvolver o espírito de cidadania, cooperação, assumindo responsabilidades e valorizando a vida humana e o bem estar próximo.

- Relacionar ações de prevenção à dengue entre os seus pares e na comunidade onde vive.

- Confeccionar o Manual de Prevenção à Dengue a partir do vídeo, leitura e discussão dos textos sobre o tema.



PLANO DE TRABALHO:

Atividades/Tempo
1º Bimestre/2012
Leitura e interpretação de texto sobre a dengue
1ª semana de aula
Vídeo da Fiocruz e discussão em sala de aula 
2ª semana de aula
Confecção dos desenhos a partir da percepção do aluno
2ª semana de aula
Avaliação dos desenhos pelo professor
3ª semana de aula
Confecção do Manual de Prevenção à Dengue a partir dos desenhos elaborados pelos alunos
4ª semana de aula
Entrega aos alunos do Manual para posterior distribuição
5ª semana de aula

Leitura, discussão e interpretação de textos: 




          
           10 Minutos Contra a Dengue

Os alunos foram convidados a participar na escola dos "10 MINUTOS CONTRA A DENGUE", sendo orientados pelas professoras Fátima e Carla a procurarem focos de criadouros do mosquito. Também fizeram anotações sobre o que acharam.




         Confecção dos desenhos a partir da Percepção dos alunos.

Na sala de aula, os alunos puderam expressar na forma de desenhos o que foi lido, assistido em vídeo e debatido em sala.Os desenhos foram recolhidos pelo professor da turma e avaliados para fazerem parte do Manual de Prevenção à dengue. Os critérios utilizados na avaliação envolveram as formas de prevenção discutidas em aula que melhor estejam representadas. Após a avaliação dos trabalhos pela Professora Fátima, os desenhos com melhor percepção relacionados à doença foram selecionados para fazer parte do Manual de prevenção à Dengue. Os demais trabalhos  ficaram expostos no mural da escola.




        Confecção do Manual

O Manual de Prevenção à Dengue foi produzido após o desenvolvimento de diferentes atividades em sala de aula. A leitura e discussão do tema dengue e a construção compartilhada de um manual de prevenção sobre a doença podem levar à formação de alunos críticos que possam atuar no ambiente em que vivem. Após a confecção do material, o mesmo foi impresso em número suficiente para que cada aluno recebesse pelo menos 10 exemplares e pudesse distribuí-los na sua comunidade.



       Etapa final: Distribuição do Manual aos alunos e a nossa comunidade.



REPERCUSSÃO:

O estudo, além de seu valor intrínseco como pesquisa em ensino de ciências, representa uma iniciativa importante no sentido de estabelecer uma interação entre grupos distintos: professores, alunos e a comunidade, com potencial para motivar futuras colaborações em outros formatos. Além disso, permite o envolvimento dos alunos da Educação Básica com o conhecimento científico e a possibilidade de aplicar este conhecimento no ambiente em que vivem.
O trabalho do professor em sala de aula não deve restringir-se a formular conceitos, ele vai além, pois a aprendizagem é uma consequência dos efeitos interativos de diferentes tipos de alunos com diferentes ambientes e recursos educativos, sendo importante conhecer as concepções que possuem para atuar a partir delas, inclusive para se promover mudanças.
Nas etapas do projeto, houve o envolvimento de docentes da unidade escolar que colaboraram com as atividades de pesquisa sobre o tema. A possibilidade de que tais colaborações se estabeleçam representará uma estratégia na formação continuada de indivíduos sem prática em pesquisa acadêmica. Esta integração de docentes em atividades de pesquisa em suas áreas de atuação certamente contribuirá para a melhoria do ensino e a socialização do conhecimento científico nas escolas públicas do município do Rio de Janeiro.

Professora Fátima Alves





3 comentários:

  1. Fiquei aqui fazendo esta postagem no blog com tanto gosto que nem percebi o tempo passar. Como é bom finalizar um trabalho com a Fátima, um profissional exemplar que não mede esforços em produzir, mesmo ao fim de carreira, em prol de uma educação de qualidade. Parabéns Fátima que mesmo diante de tantos problemas não deixou a peteca cair e chegou até o final com este maravilhoso trabalho. Vamos agora "colocar o bloco na rua"! Rioeduca, nos aguarde!
    Beijos
    Carla

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  2. O foco da EDUCAÇÃO deve ser o PEDAGÓGICO, pois ele é "A VIA" que facilita a compreensão do MUNDO GLOBALIZADO.
    Temos o privilégio de poder contar com um grupo pedagógico MARAVILHOSO em nossa unidade escolar. Um "PEDAGÓGICO" que ousa, que cria, que investe, que envolve, que interage, que emociona, que transforma. A NOSSA EQUIPE ainda acredita no PODER, no POTENCIAL dos pequenos SERES HUMANOS que nos confiaram e faz de suas ações, INSTRUMENTOS apropriados para transformar a nossa matéria prima em PRODUTO DIFERENCIADO...EM UM CIDADÃO PREPARADO PARA FAZER DO NOSSO FUTURO...GRANDIOSO!
    PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSS! O MEU ORGULHO NÃO "CABE NO PEITO"!
    Bj...Karen

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  3. Acompanhei esse trabalho desde o início e pude perceber o prazer da Professora Fátima Alves em desenvolvê-lo com os alunos. É contagiante ver alguém que está a caminho da aposentadoria com tanto empenho em fazer o seu melhor para os alunos. Essa é a marca que a professora deixará registrada na memória de nossa escola. Parabéns pelo excelente trabalho de conscientização, não só dos alunos, mas também da comunidade.

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