quinta-feira, 25 de julho de 2013

Mostra Cultural - 2ª parte

No 2º dia de apresentação - dia 12 de julho a nossa escola foi para a rua. O projeto envolveu toda a escola, desde professores e alunos até funcionários.
Sob a supervisão do professor Josemar, a escola “botou o bloco na rua” para mostrar à comunidade que a água é um bem muito precioso do qual a humanidade precisa cuidar para não faltar: Um apelo ao uso consciente desse recurso natural.
No projeto, toda a escola foi convidada a participar formando uma verdadeira escola de samba, com alas, fantasias, alegorias e adereços. A inspiração veio da escola de samba  Mocidade Independente de Padre Miguel - campeão do carnaval carioca de 1991 com o samba "CHUÉ, CHUÁ AS ÁGUAS VÃO ROLAR". 

Vejam agora o vídeo de nossa escola na rua!



 
Na comissão de frente, alunos caracterizados, representavam o Deus Netuno que é o deus romano do mar. Netuno é o Deus das fontes, dos oceanos e da água
A turma 1702, sob a supervisão da Professora Marinazia, chamou a atenção para as consequências do desperdício de água.


A turma 7701, com a professora Greice, mostrou a diferença entre os estados da água.


A professora Carla trabalhou com a turma 1602 as diferenças entre a água suja/limpa. Os alunos prepararam dois grandes  painéis que foram levados para a rua. As consequências da água  suja foram mostradas através das  doenças transmitidas pela água contaminada visualizadas nas fantasias e adereços. "Trabalhamos as causas das enchentes e caracterizamos os alunos como  personagens típicos que sofrem com esse fenômeno natural ou provocado pela ação humana.", disse a professora.


A professora Márcia de Matemática relata:"O trabalho desenvolvido com a turma 1601 tinha como tema " A água em números", mostrando os percentuais de água no planeta. Foi um trabalho que me levou a um "mix de realização X exaustão", pois se por um lado foi extremamente cansativo dar conta de uma turma de 6°ano agitadíssima com o trabalho, por outro foi um prazer imenso vê-los felizes e envolvidos com a confecção das fantasias, realização do desfile e conscientes com a problemática do uso consciente da água.

A Turma 7701 (Projeto Nenhum Jovem a Menos) da professora Greice, desenvolveu o tema "os três estados físicos da água". Ela nos  diz:" as fantasias foram confeccionadas usando material reciclável para representar de forma lúdica e divertida o conteúdo proposto. O maior desafio foi convencê-los a desfilar, mas ao se empenharem na confecção das fantasias, o envolvimento foi natural e o aprendizado também. Atividades em sala de aula sobre o uso consciente do bem mais precioso do século foram realizadas a fim de prepará-los para as atividades do PPP.

A professora Larissa ficou responsável pela turma 1803 na ala "Navegar é preciso: água e meios de transporte". Cada grupo produziu 4 maquetes de embarcações de seis tipos diferentes divididos pela turma, para serem usadas como adorno na cabeça. Foi trabalhado com a turma o conteúdo que relacionava a água aos meios de transporte desde os primórdios da humanidade. A prof começou pelo Egito antigo, os povos originários das Américas e as Grandes Navegações. Trabalhou também o mundo contemporâneo onde os transportes aquáticos continuam sendo muito usados como as barcas que fazem a travessia Rio-Niterói, Ilha do Governador e Paquetá.  O mote da construção das fantasias foi a reciclagem de materiais, por isso a base foi o papelão, que conseguimos com comerciantes, e barbantes, entre outros. Além disso, todos traziam o que tinham em casa, como tintas, gliter, papel crepom, com vistas a não desperdiçarmos material e diminuir o consumo desnecessário.

O trabalho do 6º ano (1603) com o professor William foi sobre a relação do rio Nilo com a construção da civilização do Egito Antigo uma das mais importantes da História. O trabalho da turma trouxe alguns aspectos do Egito Antigo, como as pirâmides, suas divindades, seus grupos sociais e suas contribuições como a maquiagem e o uso da peruca. Todo o trabalho foi realizado pelos alunos como a confecção de roupas, dos adereços, enfeites, maquiagem entre outros.

 
Turma 8701 sob a orientação da professora Maria Ângela trabalhou a  ala que tinha como tema" Água e Energia". Na decoração da fantasia, uma torre de transmissão e gotinhas d'água, pois a água é uma das fontes geradoras de eletricidade.


Alunos do sétimo ano com o professor William Vieira: confeccionando as fantasias para ala: Água e Grandes Civilizações. Show de talentos!


A turma 1901 mostrou a composição química da água, sob a supervisão da professora Amanda. As roupas representavam a fórmula química da água.


Outras alas, mostravam outras peculiaridades sobre a água, como elementos químicos, oceanos e principais rios do mundo, água e esporte, água e lazer, água e produção de alimentos, etc.

Foi gratificante ver toda a escola integrada, animada cantando e sambando feliz ao fim de um projeto onde foi trabalhado o tema Água  tornando-os cidadãos conscientes e entendendo toda a história desse bem precioso. Foi emocionante vermos   as pessoas nos portões e janelas aplaudindo e tirando fotos, compreendendo que a escola faz parte ativa da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário